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10º Lição = Introdução

Setor 2,5: Negócios Sociais

Diversas organizações têm colaborado para a conceituação desse novo modelo de negócio. Por se tratar de um campo novo, encontramos diferentes conceituações e nomenclaturas. As diferenças ajudam a perceber algumas das questões que estão em debate e que dependem de experimentação mais detalhada para serem respondidas. No quadro abaixo, podemos conhecer algumas delas, ressaltando a existência de duas linhas principais de pensamento das quais alguns autores e organizações divergem:
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O termo Negócios Sociais apesar de ser expresso de forma diferente em todos os conceitos se enxergam de uma forma coerente em complementar. E a duas linhas de pensamento coexistem facilmente neste meio, uma vez que alguns empreendedores optam por um modelo e outros por outro. Negócios sociais, empresas sociais ou negócios inclusivos. Vários nomes com um objetivo comum: o desejo de utilizar estratégias de negócio para melhorar a qualidade de vida das pessoas na base da pirâmide.
Nesse sentido, os negócios sociais podem ter 3 ESTRATÉGIAS para alcançar impacto social positivo:
1) Incluir pessoas de baixa renda ou de populações marginalizadas na cadeia produtiva do negócio como: sócios, fornecedores, distribuidores, empregados etc.
2) Oferecer produtos e serviços, de qualidade e a preços acessíveis, que melhoram diretamente a qualidade de vida das pessoas mais pobres:
a. porque atendem às suas necessidades básicas em áreas como: habitação, alimentação, saúde, acesso à água potável, educação, saneamento, energia;
b. ou porque abrem oportunidades de melhoria da sua situação socioeconômica como por exemplo: telefones celulares, computadores, serviços financeiros e jurídicos, seguros etc.
3) Oferecer produtos e serviços que melhoram a produtividade dos mais pobres, contribuindo indiretamente para o aumento de suas rendas como: venda de tecnologias e venda equipamentos de baixo custo etc.
Estas além de estratégias são parâmetros utilizados para definir o que é um negócios social e o que não é. Se você tem dúvida quanto a se um Negócio é social ou não basta verificar se ele se encaixa em algum dos itens acima.
Vamos conhecer agora como surgiu o primeiro Negócio Social que deu origem tanto a terminologia quanto ao mercado.

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