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19º Lição = Cases: Aprendendo com outros Países

Cases: Aprendendo com outros Países

Em se tratando de Negócios Sociais a Índia tem sido o maior centro de Inovação na área, isto devido a ter sido o berço do conceito e também da grande necessidade de soluções para a base da pirâmide, que constitui grande parte de sua população. Mas existem alguns outros países com os quais podemos aprender algumas coisas sobre como criar um ambiente favorável ao empreendedorismo em geral, são eles: Israel, Chile e Estados Unidos.
Israel, também chamado de startup nation (nação das startups), graças aos volumosos recursos destinados a desenvolver os setores de defesa, energia e tecnologia espacial. Isarel é o segundo berço de startups no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Cerca de 80% das 4.000 em pesquisa e desenvolvimento foram criadas nos ultimos dez anos, devido a um investimento público de cerca de 4,5% do PIB (10 bilhões de dólares ao ano). A universidade de Jerusalém é a maior incubadora do país e recebe ao ano 1 bilhão de dólares em royalties e gera cerca de 2 bilhões de dólares em venda de tecnologia.
O Chile tem uma economia estável e saneada, com um crescimento médio de 5%. O ambiente é atraente para o empreendedorismo principalmente por causa dos do peso reduzido dos encargos sociais das empresas e da presença de mínimas entraves burocráticas. É conhecido pela facilidade de se abrir um negócio, pois os trâmites legais duram apenas 8 dias, quando no Brasil duram 119 dias. O governo estimula intensamente startups com recursos e principalmente condições de trabalho. Além disso possui na Startup Chile um programa que traz talentos estrangeiros para trabalharem em startups no Chile por seis meses, oferecendo assim benefícios para os dois lados.
A valorização da iniciativa individual e presença mínima do Estado na economia estão na própria formação da identidade nacional dos Estados Unidos. Os custos de produção são muito menores que no Brasil pela quase inexistência de obrigações trabalhistas e carga tributária relativamente baixa. O Vale do Silício é um exemplo disso pois não há gastos nenhum necessários à instalação de empresas, além de ser próximo a Universidade de Stanford que oferece alta qualidade de ensino. É uma cultura voltada a experimentação, inovação e tolerância ao erro. Motivo pelo qual neste ambiente que surgiram grandes empresas como Google, Facebook, Apple e Intel.
Quanto a posição no Brasil neste panorama mundial podemos observar os seguintes rankeamentos:
social36
social37

Existem bons exemplos mundiais e tantos estes quantos os índices apresentados nos relatórios acima podem ser utilizados como princípios guias para uma reforma no ecossistema de empreendedorismo brasileiro. Mas para isto é necessário uma conscientização tanto to governo, para fazer estas mudanças essenciais, quanto da população, para ressaltar esta demanda.

Tirando as Ideias do Papel

Antes de tirar qualquer ideia de Empreendedorismo Social existe uma primeiro e crucial pergunta que você deve se fazer, pois o restante todo pode ser trabalho e pensado para se chegar a um modelo de negócio de sucesso. Se você acompanhou este curso até aqui provavelmente sabe qual é esta pergunta.
Pergunta chave: O meu negócio esta solucionando algum problema ou suprindo alguma necessidade da sociedade?
Caso a resposta seja sim, podemos evoluir para os outros passos de como tirar sua ideia do papel, caso seja não sugiro que você: retome a análise dos cases aqui apresentado; busque novos cases para ter ideias de negócios; mas principalmente retome a análise dos problemas que cercam a sociedade onde você se insere.
Demais passos para tirar uma ideia do papel:
  •  Acredite na sua ideia. Não ao ponto de ficar cego para opiniões alheias, mas não desanime ao primeiro obstáculo e a primeira pessoa que o chamar de louco (a maioria dos Empreendedores Sociais hoje bem sucedidos já foi chamado de louco)
  •  Esteja ciente de seus pontos fortes e fracos e busque colaboradores para supri-los. Você aprendeu sobre o perfil de um empreendedor social e sabe as características que a vocação exige. Também sabe que competências técnicas ou não seu modelo de negócio em específico vai demandar. Não tenha medo de identificar estes gaps e procurar outros empreendedores que compartilhem sua causa para compor uma equipe.
  •  Não tenha medo de arriscar e utilizar modelos e estratégias inovadoras, o medo da falha impede a inovação e a falta de inovação impede o crescimento. Arrisque, mas de forma calculada e capaz de mensurar falhas e acertos para que se for necessário um ajuste você saiba onde atacar.
  •  Não hesite em começar, crie um mínimo produto viável (MVP), do seu negócio. O MVP nada mais é que o seu modelo de negócio em sua versão mais básica e apenas para teste de mercado, ao invés da versão completa e detalhada que você imagina para o futuro.
  •  Teste seu MVP com um público alvo reduzido para conhecer seu feedback e a aceitação do mercado antes de investir altas somas no negócios. Negócios extremamente inovadores não podem se utilizar de pesquisas de mercado para avaliar sua probabilidade de sucesso uma vez que seu nicho de mercado é geralmente novo, por isto a importância do teste. Muhammad Yunus testou seu modelo de negócios com apenas 42 mulheres antes de investir nele.
  •  Fique atendo a mudanças e novos direcionamentos que possam transformar seu modelo de negócio. Também por estarmos trabalhando com novos mercados nem sempre acertamos todas as faces da nossa solução no primeiro modelo lançado ao mercado. Ë muito importante a mensuração da aceitação e estar atento a feedbacks para adaptar e melhorar seu produto ou serviço.
  •  Escreva seu “Modelo de Negócios” para conhecer melhor a essência de seu negócio, assim como seu diferencial, sua proposta de valor e os fatores críticos de seu sucesso. Não é aconselhável que no caso de Empreendedorismo ou Empreendedorismo Social se utiliza como Modelo de Negócios o Plano de Negócios Tradicional. Falaremos no título seguinte sobre Modelos de Negócios mais adequados a atividades empreendedoras e abertura de novos mercados.


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