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8º Lição = Concebendo Novos Mercados

Concebendo Novos Mercados

A sociedade tem necessidades imensas — saúde, melhor moradia, nutrição melhor, auxílio para o idoso, maior segurança financeira, menos danos ambientais. É justo dizer que essas são as maiores necessidades ainda não satisfeitas na economia global. No meio empresarial, passamos décadas aprendendo a analisar e a fabricar demanda — ignorando, enquanto isso, a demanda mais importante de todas e já existente. Enquanto no meio social vem tentando-se combater estas grandes demandas da mesma forma a décadas: em escala global e sem grandes inovações.
Dessas e de muitas outras maneiras, abrem-se avenidas totalmente inéditas para a inovação, o que gera valor compartilhado. Oportunidades diversas surgem do foco em comunidades carentes e países em desenvolvimento. Pois embora ali as necessidades da sociedade sejam ainda mais prementes, essas comunidades ainda não foram reconhecidas como mercados viáveis. Hoje a atenção está voltada à Índia, à China e, cada vez mais, ao Brasil, que dão a empresas a possibilidade de chegar a bilhões de novos clientes na base da pirâmide. Esses países sempre tiveram enormes necessidades, como tantas outras nações em desenvolvimento. Há oportunidades semelhantes em comunidades não tradicionais em países avançados. Já sabemos, por exemplo, que zonas urbanas de baixa renda são o mercado mais subatendido dos Estados Unidos; seu considerável poder aquisitivo concentrado não raro foi ignorado (veja a pesquisa da Initiative for a Competitive Inner City no icic.org).
Estas oportunidades não são estáticas; mudam constantemente conforme a tecnologia evolui, as economias se desenvolvem e prioridades da sociedade mudam. Uma exploração contínua das necessidades da sociedade levará a empresa ou organização a descobrir novas oportunidades de diferenciação e reposicionamento em mercados tradicionais e a reconhecer opotencial de mercados novos anteriormente ignorados.
Satisfazer necessidades em mercados subatendidos muitas vezes requer a reformulação de produtos e métodos de distribuição. Isso tudo pode desencadear inovações fundamentais com aplicação também em mercados tradicionais.

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