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11º Lição = Grameen Bank: O Primeiro Negócio Social do Mundo

Grameen Bank: O Primeiro Negócio Social do Mundo

O Grameen Bank é o primeiro banco do mundo especializado em microcrédito, o primeiro Negócio Social do mundo, e foi concebido pelo professor bengalês Muhammad Yunus em 1976, visando erradicar a pobreza no mundo. Operando como uma empresa privada auto-sustentável, o Grameen Bank ganhou o Nobel da Paz do ano de 2006 juntamente com seu fundador. Localizado em Bangladesh, já conta com 2.185 agências e, desde sua fundação, emprestou o equivalente a 5,72 bilhões de dólares para 6,61 milhões de mutuários, 97% dos quais são mulheres. Atende a 71.371 vilarejos e possui um quadro de 18.795 funcionários remunerados. Sua taxa de inadimplência é baixíssima, de fazer inveja aos mais bem administrados Bancos comerciais do mundo: apenas 1,15%, o que significa que o Grameen Bank recebe de volta 98,85% dos empréstimos que concede.
Podemos tirar muitas lições da história de fundação do Banco.
O Grameen Bank originou-se de uma singela experiência conduzida, em 1976, pelo Prof. Muhammad Yunus quando ele emprestou 27 dólares de seu próprio bolso para 42 mulheres da cidade de Jobra, próxima à Universidade onde lecionava, para lhes permitir adquirir matéria-prima para confeccionar o seu artesanato, livrando-as das garras de agiotas que as mantinham em regime de trabalho análogo à escravidão. Para surpresa do próprio Professor Yunus todos esses empréstimos foram pagos pontualmente. Isso deu a Yunus a ideia de que esse processo talvez pudesse ser multiplicado indefinidamente.
De 1976 a 1979 o Professor Yunus expandiu esse tipo de operação em Jobra e nas aldeias vizinhas. Em 1979 o projeto de Yunus obteve o apoio do Banco Central de Bangladesh, bem como dos bancos comerciais que haviam sido nacionalizados, estendendo-se para o distrito de Tangail, a norte de Dhaka, a capital de Bangladesh. Obtendo sucesso também em Tangail, o projeto foi ampliado para vários outros distritos no país. Em outubro de 1983 o projeto do "Grameencredit" (crédito rural, em língua bengali) deu origem ao Grameen Bank, ou Banco Rural. Hoje em dia 90% das ações Grameen Bank pertencem às populações rurais pobres que ele serve e 10% ao governo de Bangladesh.
O Grameen Bank tem como seus objetivos principais:
  • Prover serviços bancários aos pobres, homens e mulheres;
  • Eliminar a exploração dos pobres, tradicionalmente feita pelos agiotas;
  • Criar novas oportunidades de auto-emprego para a vasta população desempregada na Bangladesh rural;
  • Trazer a população carente, especialmente as mulheres mais pobres, para o seio de um sistema orgânico que elas possam empreender e administrar sozinhas;
  • Reverter o antigo círculo vicioso de "baixa renda, baixa poupança e baixo investimento" injetando crédito para torná-lo um círculo virtuoso de "investimento, maior renda, maior poupança".
As principais lições que tiramos deste case aplicado a Como empreender um Negócio Social são:
  • Foi observado um problema social para qual o Negócio pensado era a solução.
  • Após idealizar o Negócio, o Prof. Yunus foi direto a experimentação de seu modelo.
  • A experimentação do Modelo exigiu um investimento bastante baixo no valor de 1.134 dólares e apenas após a ideia testada e aprovada pelo mercado que foi feito maior investimento.
  • O Negócio recebeu investimento público e privado, porém pode iniciar sem estes incentivos e não depende deles para sua sustentabilidade.
Podemos interpretar e observar a simplicidade das ações do Professor Yunus, e replicá-la para testar modelos de Negócios idealizados por nós mesmos.

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