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5º Lição = Empresa Tradicional x Organização Tradicional

Empresa Tradicional x Organização Tradicional

Neste título vamos aprofundar a análise e comparação das as estruturas de Empreendedorismo Social, Organizações Tradicionais e Empresas Tradicionais. Esta análise nos guiará não só ao entendimento destas estruturas conhecidas, mas também seus principais desafios, oportunidades e bloqueadores de desenvolvimento. É muito importante a compreensão de nosso local de partida para que possamos ter uma visão clara de para onde aponta a evolução e inovação.
Tome alguns minutos para analisar as estruturas abaixo e tentar tirar algumas conclusões próprias antes de iniciarmos a discussão. Foque em observar as vantagens e desvantagens de cada estrutura, que problemas podem acarretar e que soluções que apontam. Escreva em um papel e mantenha consigo durante o restante desta análise.
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Vamos começar entendendo a estrutura da Empresa:
  • A base de qualquer empresa é a estrutura física. Desde a Idade Média, quando se fortaleceu o conceito de comercialização de produtos, que artesão, ferreiros entre outros pequenos comerciantes iniciavam suas “empresas” e o primeiro elemento desta era o espaço físico para realizar o ofício. Hoje em dia independentemente do tamanho da empresa, podemos estar falando de um pequeno escritório ou de uma grande fábrica, que para abrir esta Empresa você precisa designar um espaço físico para realizações de suas atividades, é inclusive requisito para se obter o CNPJ, registro nacional para empresas.
  • Após a estrutura física, para que uma empresa possa funcionar são estabelecidos os Processos. Se continuarmos com a análise histórica veremos que a ideia de processos, mesmo que já existente em pequenos negócios e pequena escala, foi fortalecida com a Revolução Industrial. Na Revolução Industrial o foco era total nos processos de produção para aumento de escala e quantidade de produtos entregues para o mercado. Foi um período marcante onde o mercado em si deu um grande salto e começou a discutir temas como eficiência e produtividade também muito importantes para o Empreendedorismo Social. Porém o foco desta época sendo total em processos, alguns outros aspectos como o humano foram esquecidos o que acarretou na geração de grandes problemas sociais, sendo as favelas um deles. É importante que a empresa enxergue os processos como um item dentro da pirâmide e parte compositora de um todo que determina o seu sucesso e não como a roda motora principal como foi feito neste período da história. Hoje as empresas que param neste ponto de evolução mesmo que tenham um sucesso momentâneo estão fadadas ao fracasso, tanto o mercado e a sociedade estão exigindo muito mais que eficiência. Mas resumindo e para fins de conceito, os processos definem o que será produzido dentro da empresa e qual o fluxo de produção.
  •  Tendo agora estrutura física e processos a empresa necessita de Pessoas. Por muito tempo as pessoas ou o funcionário foi visto como parte do processo ou parte até da estrutura física. Eram considerados apenas uma engrenagem do grande motor que é a Empresa. Apenas a pouco tempo, menos de 50 anos, que as Empresas começaram a enxergar as pessoas como um elemento não só essencial como diferencial. Os funcionários começaram a ser vistos como potencial para fazer uma empresa crescer e se desenvolver se motivados e bem recompensados. Atualmente a maior parte das empresas já chegou neste patamar e já possui diversos planos de carreira e incentivo aos seus funcionários e este tem sido um grande fator de sucesso. A sociedade já reconhece positivamente e aprova empresas que chega a este patamar de evolução da pirâmide e muitas vezes empresas focadas em pessoas são as empresas de grande sucesso nos dias de hoje, mas nem sempre isto é um diferencial o suficiente para se vencer no mercado atual e veremos o porquê a seguir.
  • Quanto aos Ideais / Identidade, são poucas as empresas atualmente que conseguem enxergar este item como parte da estrutura. A maior parte das empresas parou em Pessoas, o que era o suficiente para que elas alcançassem o sucesso a poucos anos atrás. Porém nos dias atuais onde o consumidor esta cada vez mais exigente e consciente na hora de escolher a Marca de sua preferência, quem não oferecer Ideias / Identidade estará em pouco tempo fora do páreo. Vamos explicar este conceito através de um exemplo: Apple – Visão: “Mudar o mundo através da tecnologia” – A Apple faz computadores e celulares, sim, mas seu objetivo maior é mudar o mundo através da tecnologia, isso não é um objetivo maior? Não é um objetivo nobre? Muito mais interessante do que se fosse “Fabricar celulares de qualidade”.
Ao analisarmos o conjunto é perceptível que todos os quatro elementos são igualmente essenciais para o funcionamento da Empresa. Então porque eles estão dispostos em forma de Pirâmide? Porque é nesta proporção que a empresa os tem priorizado hoje e durante a história. Porque ao começar uma Empresa o Empreendedor dificilmente pensa na Identidade ou nas Pessoas que irá contratar. Sua prioridade tem sido sempre: qual será meu produto ou serviço, onde será minha empresa e que processo de produção ou trabalho irei adotar.
As empresas que não derem a devida atenção para os pilares Pessoas e Ideais / Identidade não conseguirão, na sociedade consumidora atual, superar um patamar “x” de crescimento, por melhor e mais competitivo que for seu produto. Diversos empreendedores já tiveram esta compreensão e diversas empresas brasileiras já surgem observando os 4 pilares. Estas empresas oferecem produtos ou serviços de qualidade, possuem estrutura, possuem processos eficientes mas, além disto, oferecem um ambiente agradável, flexível e incentivo as pessoas que lá trabalham e oferecem ao consumidor um ideal maior que guia a identidade de Marca.

Vamos entender agora a estrutura da Organização Tradicional:
  • A base da Organização Tradicional é o Ideal / Identidade. Toda a Organização nasce para resolver um ou mais problemas sociais. Já nasce com este objetivo maior pelo qual o consumidor tem facilidade de se conectar de se engajar. A qualidade que é mais deficiente nas empresas é a fonte de existência das Organizações.
  • Após ter um ideal / identidade as Organizações são compostas por as Pessoas que acreditam neste ideal. As pessoas que estão trabalhando em uma organização não se sentem trabalhando “para” ela e sim “por” ela. A recompensa e motivação é parte de trabalho contínuo em prol do ideal. Os resultados atingidos pela Organização são percebidos pelas pessoas como resultados pessoais. Isto acontece, pois a Organização mede seus resultados no impacto social, assim é fácil para uma pessoa se sentir parte do sucesso. Esta percepção é muito difícil ser atingida em uma empresa que mede seu sucesso no lucro, pois a não ser que a pessoa tenha participação nos lucros, como é o exemplo de vendedores que trabalham sob comissão, é difícil que uma pessoa veja o resultado atingido pela empresa como um resultado pessoal. Caso a empresa tenha um ideal maior e tenha seu sucesso medido não apenas em lucro financeiro, mas também em contribuição para com o mundo, ai sim as pessoas que lá trabalham se sentiriam parte do sucesso da empresa.
  • A maior parte das Organizações Sociais Tradicionais não evoluem com qualidade para os outros 2 pilares que são Processos e Estrutura Física. Ambos são estruturados com pouca qualidade e dificilmente se tornam um foco para crescimento das Organizações. Os processos geralmente são feitos “como dá para ser feito” e a estrutura geralmente é “o que se conseguiu ou o que se tem disponível”. Eles são elementos bastante subestimados em Organizações e isto bloqueia seu crescimento e sua escalabilidade. É impossível crescer sem estrutura e processos e se a Organização não crescer seu impacto também não irá crescer e logo o Ideal não é alcançado. Porém as Organizações estão tão viciadas neste modelo que dificilmente veem que para atingir seu ideal terão que crescer em grandes proporções.
A pirâmide das Organizações Tradicionais segue então o modelo invertido, onde Ideais / Identidade e Pessoas são priorizados em detrimento de Processos e Estrutura Física. Colocando ambas as análises Empresas Tradicionais e Organizações Tradicionais lado a lado percebemos que Empresas podem crescer até certo ponto em que começaram a disputar competitivamente no mercado e tanto o consumidor quanto o funcionário não irão optar por marcas que não tenham foco nos pilares Pessoas e Ideia is / Identidade, assim como Organizações podem possuir Pessoas e Ideais / Identidade com grande capacidade de mobilização e que proponham transformações sociais essenciais, porém se não tiverem foco nos pilares Estrutura Física e Processos não poderão crescer ao ponto de fazer qualquer diferença real no mundo. Concluímos então que um modelo tem muito a aprender e ensinar ao outro. Isto parece uma conclusão bastante simples e intuitiva após esta analise não? Mas não para os principais personagens envolvidos. As Empresas riem da ideia que tem algo a aprender com Organizações Sociais e as vêm como desorganizadas e ineficientes. Já as Organizações Sociais vêm as Empresas como vilãos sem princípios e tubarões que destroem tudo a sua frente para alcançar o lucro sem se preocupar com o que está acontecendo na sociedade ao seu redor e dificilmente acham que tem algo a apreender com elas. Estes pré-conceitos e discriminação tem agido como elemento bloqueador do desenvolvimento de ambos os modelos.
É então que entra o modelo do Empreendedorismo Social onde, independente de se estar Empreendendo uma Organização ou uma Empresa, há a colisão dos modelos acima estudado para formação de 4 pilares balanceados e iguais em importância.
O novo modelo une as características fortes da Empresa com as da Organização, assim compensando os pontos fracos que eram opostos. Você consegue compreender a importância e o potencial deste modelo para crescimento tanto do 2º quanto do 3º setor?
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Como estamos falando que o Empreendedor Social pode atuar tanto no 2º quanto no 3º setor vamos estudar agora sobre a evolução destes setores em separado, assim como seus gaps, oportunidade de evolução e papel no progresso da sociedade.

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