TRADUTOR * NOSSO CONTATO cursosbrasilqualificado@gmail.com

,

4º Lição = O que é Empreendedorismo Social

O que é Empreendedorismo Social

Finalmente chegamos ao ponto onde vamos estudar o conceito de Empreendedorismo Social em si, mas nossa trajetória sobre o personagem do Empreendedor Social e o que não é Empreendedorismo Social é de igual importância. Existem também diversos conceitos sobre Empreendedorismo Social, porém, para melhor compreensão, vamos nos ater a um conceito geral mas que engloba as visões das principais organizações e autores da área.
Observamos que Empreendedorismo Social se trata, antes de tudo, de uma ação inovadora voltada para o campo social, é neste sentido um processo, que se inicia com a observação de uma determinada situação-problema local, em seguida procura-se elaborar uma alternativa para enfrentar está situação. Observamos também que esta ideia tem que apresentar algumas características fundamentais. A primeira é ser uma ação inovadora, a segunda que seja realizável, a terceira que seja auto-sustentável, a quarta que envolvam vários segmentos da sociedade, em especial as menos favorecidas, a quinta que provoque impacto social, a sexta que seja passível deavaliação de resultados, e por fim que após um momento de maturação seja possível a sua multiplicação em outras localidades.
Ao analisar este conceito uma das conclusões essenciais a que chegamos é de que o Empreendedor Social não precisa se restringir a empreender um tipo de negócio específico. Pode optar por atuar tanto negócios que VISAM O LUCRO, como Empresas, quanto em negócios que VISAM A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA E NÃO O LUCRO, como no caso de Organizações Não Governamentais (ONGs). Sendo que estas linhas diferem entre si principalmente pela forma de recompensa financeira dos empreendedores e direcionamento dos lucros obtidos. Não confunda, na ONG, o Empreendedor não é voluntário, ele recebe um salário determinado, porém todo o lucro é reinvestido na própria atividade da ONG. Já no caso Empresa parte do lucro é reinvestido na empresa parte é dividido entre os Empreendedores Sociais.
É extremamente importante observar que ambas as linhas de atuação diferem extremamente de ONGs e Empresas Tradicionais. Partindo deste princípio existe um quadro que pode nos ajudar a melhor compreender o Empreendedorismo Social em sua relação com o Segundo e Terceiro Setor. Ele é um comparativo entre: Empreendedorismo Tradicional, Empreendedorismo Social e Organização Tradicional.
social4
Como podemos observar no quadro comparativo, O Empreendedorismo Social incorpora características de ambas as tipologias de Empresa e de Organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário